4 de jan de 2010

Objetivos, jogue 1 pela janela e pegue 2 pela porta

"plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro"
Li em algum lugar que essas 3 coisas trariam uma sensação de plenitude à vida, de dever cumprido. É absolutamente o contrário. O que acontece com a árvore e com o filho depois de plantados? E o livro? Foi escrito pra ninguém ler?
Você começa 3 projetos, morre e não termina eles. Planejo morrer só depois de provar os frutos da árvore, viver 1 ano sustentado pelo filho e escutar de alguém que meu livro é uma merda.
Não é a sensação de dever cumprido que dá satisfação, é a sensação de fazer, de experimentar. Se você se limitar, pode acabar numa mesa com algumas sementes, meia página escrita e sem uma criança no colo.
E eu aumento essa lista. Alguns exemplos:

Envie uma flor pra alguém. Por favor, nada de rosas, lembre que se limitar é pros fracos. Além de clichê são uma extrema falta de criatividade. Mande uma flor excêntrica. Orquídea pela beleza, Antúrio Branco pela canalhice dos metidos a Jorge Tadeu ou outra flor exótica por um motivo particular.

Peça alguém em casamento. Cai bem até se for na mesma ocasião da flor. Pra tornar especial, use a cabeça.

Veja um show que não goste. O importante aqui é fazer o possível pra não ficar desconfortável e com a sensação de noite perdida. Não fique pensando que poderia estar fazendo coisa melhor ou menosprezando o artista. se você passar por esse teste vai conseguir até encarar a dobradinha da sua Tia Matilda. Uma BOA companhia ajuda na transição do show, ou na digestão no caso da dobradinha.

Siga um conselho. Não vale "Usa esse vestido" ou "Vai de manhã que tem menos trânsito". Tem que ser algo que você esteja mais inclinado a NÃO fazer.

Aproveite uma oportunidade. Acho que cai na mesma categoria do conselho. Pra ser significativa tem que haver uma dúvida sobre aproveitar ou não. No instante que a dúvida aparecer, feche os olhos e pule.

Não tente resolver um pseudoproblema. Quando você pensar "Mas e se..." larga logo pra lá. Enquanto estiver na fase do SE é uma probabilidade, e você sabe o que dizem das probabilidades...

2010 vai ser o ano de colocar essa lista em prática. Menos a de pedir ninguém em casamento. Só se, por acidente, eu completar uma coisinha das 3 originais...